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Cultura Organizacional

A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

Pode-se Mudar a Cultura de uma Organização? Deve-se mudar a cultura da Organização em busca de resultados?

O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias. Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso.

Ferramentas que ajudam na mudança na Cultura da Organização

- Clareza de objetivos, valores e princípios
- Imagem de produtos e serviços
- Integração e comunicação
- Abertura a novas idéias
- Desempenho profissional
- Propiciar o Aprendizado
- Estilos de Organização
- Processo Decisório
- Estilos de Liderança
- Definição de Normas, Valores
- Recompensa e Poder.

Sintomas Indicativos da Necessidade de Reestruturação Organizacional

- Novas habilidades e capacidades são necessárias para atender às exigências operacionais atuais ou esperadas.
- A responsabilidade pelos resultados não é claramente comunicada e mensurável, o que resulta em avaliações de desempenho subjetivas e tendenciosas.
- Partes da organização estão com excesso ou falta de pessoal necessário.
- As comunicações organizacionais são inconsistentes, fragmentadas e ineficazes.
- A tecnologia e/ou inovação estão produzindo mudanças no fluxo de trabalho e nos processos de produção.
- Contemplam-se grandes aumentos ou reduções de pessoal.
- Retenção e rotatividade de pessoal são problemas significativos.
- A produtividade da força de trabalho está estagnada ou em deterioração.
- O moral está se deteriorando.